The pathway

Percurso – Formação – Certificações

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Percurso – Formação – Certificações

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Gerente & Formador

2020

Desde Agosto de 2020 desempenho funções de gerente na SABFORMA – Academia de Formação Lda em representação do seu acionista SABSEG SGPS. Desenvolvo formação específica, na qualidade de formador na área de seguros ( qualificante inicial de agentes e PDEADS e profissional de aperfeiçoamento contínuo).

Consultor

2018

Colaboro como consultor da Administração da SABSEG – líder da corretagem de Seguros em Portugal, com foco na área de Vida, na área da Rede de Agentes e Academia de Formação (Sabforma)

Consultor

2017-2018

Como Consultor independente, apoiei a transformação do modelo de distribuição da 2ª maior Companhia de Seguros Não Vida em Portugal – Seguradoras Unidas (Setembro de 2017 a Junho de 2018): Deste modo procedeu-se:

– Alienação da carteira dos clientes diretos da Tranquilidade e Açoreana, colocando em Corretores e Agentes que tinham vínculo de Parceria;

-Entrega da gestão da Rede não Profissional a Corretores e Agentes com dimensão e aptidão para gerir sub-redes;

– Otimização dos espaços físicos das duas C.ªs, arrendando as lojas duplicadas.

DRIVERS:

  • Apoiar a reestruturação e a otimização de Redes da distribuição dos #Seguros em PORTUGAL numa ótica operacional e financeira;

Ajudar a encontrar as melhores soluções de proteção numa lógica costumizada, (visão customer-centric)

  • Apoiar o processo de transformação digital na distribuição de Seguros em Portugal

Tranquilidade S.A.

2008-2017

Coordenei a Direção Comercial Norte – que desenvolvia a sua ação na Rede de Agentes (Não e Vida) liderando a Equipa que apoia, dinamiza e garante o atingimento dos objetivos comerciais traçados (de Receita, Margem/rentabilidade, Qualidade, Profissionalismo e Desenvolvimento de Rede) quer para os ramos – Não Vida e Vida, quer segmentos (Retalho e Médias Empresas), quer para os diversos canais agenciários. Foco no cumprimento dos objetivos e desenvolvimento de competências na Equipa foram sempre os drivers orientadores, de modo a garantir a sustentabilidade da Empresa no médio e longo prazo. Conseguimos o 1º lugar no ranking nacional de Direções em vários anos com destaque para os 2 últimos num contexto de mudança acionista para o Private Equity Fund – Apollo.

2005-2008

Dirigi na área Norte a Direção Assurfinance – composta por uma Equipa de colaboradores do Banco Espírito Santo e da Companhia de Seguros Tranquilidade cujo objetivo estratégico consistia em instalar competências na Rede de Agentes e Corretores da Tranquilidade para vender produtos bancários do BES, de modo a potenciar o crescimento orgânico do BES a custo variável (pagamento de fee de angariação e um fee de manutenção).Competimos internamente e conseguimos o 1º lugar nacional durante os 3 anos da Liderança do Projeto.

Dinamizar as Redes de Agentes e Corretores, interagindo com a estrutura de acompanhamento da Tranquilidade e a Rede de Balcões e de Empresas do BES visava maximizar as sinergias e a cooperação para atingir os objetivos traçados de novos clientes bancários ( 25% dos novos Clientes na área Norte), de mais crédito á habitação ( mais de 15% do crédito subscrito no Banco na área Norte), de mais movimento financeiro e consequente Produto Bancário, com otimização do cost to income.

BES – Banco Espirito Santo

2004 Diretor Adjunto Comercial

Desenvolvi o apoio e suporte no Departamento Comercial Norte focado na interação entre as Direções Regionais da área Norte para o segmento de Mass Market, Imobiliárias e relações com participadas do BES.

2003-2004 Diretor Regional: Guimarães / Famalicão

Liderei a Equipa que implementava a estratégia comercial do Banco na Rede de Agências sob minha supervisão. Dinamizar as Equipas no terreno, assegurar o cumprimento dos objetivos comerciais (crédito, depósitos, produtos alternativos, risco, etc.) e garantir a sustentabilidade da margem financeira da Direção Regional.

A aquisição de novos clientes e a expansão da Rede de Agências estavam os focos da ação do dia a dia.

2000-2002 Diretor Regional do Alto Minho

Fundei e liderei a Equipa da Direção Regional com sede em Viana do Castelo e onde perseguimos a expansão da Rede de Agências do BES em todo o distrito de Viana do Castelo, recrutando novos líderes locais, adquirindo novos Clientes e batendo todos os objetivos Comerciais traçados pela Administração do Banco.

Foram tempos onde nos cruzamos com a fatídica data de 11 de Setembro, e que não esquecerei porque estávamos a ultimar uma Comissão Executiva Itinerante que se realizaria no dia seguinte (acabou cancelada junto dos Clientes como consequência).

1999 Sub Diretor Braga

Apoiei a ação de proximidade junto da Rede de Agências da Direção Regional, com destaque para a conquista de negócio e de Clientes.

Igualmente suportei a atividade da Unidade Especializada de Crédito á Habitação da Direção Regional.

1995-1999 Adjunto Regional Director Braga Viana Castelo

Fui co-fundador da Direção Regional de Braga em Maio de 1995, na 1ª fase do lançamento destas estruturas pelo BES, para garantir o suporte ao crescimento orgânico que estava na matriz da sua estratégia.

O trabalho de expansão da Rede de Balcões foi um caso de sucesso para a implantação no terreno do BES nos distritos de Braga e de Viana do Castelo.

Recrutaram se líderes locais para as diversas Agências e homogeneizaram os padrões de uma cultura de crescimento, rigor e foco no cliente.

Foram tempos de lançamento e implementação de vários projetos operacionais no dia a dia a um ritmo acelerado.

A Direção Regional conquistou o 1º lugar entre as cerca de 30 Direções Regionais do Banco (1998)

1994-1995 Gerente Agência Braga

Este foi o tempo da minha chegada ao BES, com um track record de foco na ação comercial, onde a Banca em Portugal estava em expansão e em transformação.

O desafio de uma nova cultura, uma nova marca, com notoriedade top ajudaram a uma ação de dedicação absoluta, mas onde conseguimos fazer crescer o crédito a mais de 130% e os depósitos a mais de 65%, duplicando os resultados, numa Agência bancária com mais de 65 anos de existência.

Foram tempos de heroicidade no sentido total.

Banco Pinto & Sotto Mayor

1993-1994 Gerente Agência Braga

A liderança da Equipa do Sotto Mayor de Braga – única agência do BPS&M na cidade, foram de consolidação do negócio, garantindo o crescimento numa estrutura humana bastante “pesada” mesmo para a época – cerca de 60 colaboradores.

Parte do tempo de liderança desta Agência, foi acumulado com anterior (cerca de 3 meses) num tempo em que o Banco Pinto e Sotto Mayor ainda era um Banco público, onde a gestão era menos flexível.

1990-1993 Gerente Agência de Vila Nova de Famalicão

A liderança desta Agência foi a minha 1ª experiência de liderança bancária – onde muito aprendi – no que respeita á motivação das Equipas e especialmente na conquista de Clientes e expansão do negócio.

Batemos todos os objetivos traçados e o sucesso foi de forma que acabou por determinar o avanço para novo espaço, face á duplicação do número de clientes.

A situação económica expansionista que Portugal vivia, sofreu um impacto enorme em 1992 com a adesão ao sistema de câmbios do SME – que conduziu á falência mais de 30% das empresas têxteis que predominavam no vale do Ave.

Este tempo foi marcado pela coparticipação na Equipa ( 7 pessoas)que liderou a “Festa Anual do BP&SM” de 1993 que teve lugar em Santarém, onde representava os Gerentes da Zona Norte do Banco

1989-1990 Sub Gerente Comercial Santo Tirso

A função de apoio comercial junto de Clientes e especialmente do tecido empresarial da região foi uma escola de aprendizagem única que me ajudou no sucesso das experiências futuras. Este foi um tempo de grande expansão do crédito- com destaque para a indústria têxtil e para o setor da construção.

1988-1989 Sub Gerente Administrativo Antas, Porto

Esta experiência coincidiu com a abertura de uma Agência bancária do BP&SM numa zona nobre da cidade do Porto.

A aprendizagem foi compacta para o tratamento da temática comercial e a incorporação dos riscos de abertura de um novo negócio e conquista do 1º cliente.

Aqui despertei verdadeiramente para a minha vocação comercial e por isso antes de decorrido um ano, estava a transitar para novo desafio com foco no cliente.

1987-1988 Estagiário de gerência Maia

Este período marcou o início do foco na atividade na atividade junto dos Clientes no dia a dia. Foi o spin-off do colaborador focado em tarefas para o colaborador focado no negócio.

1982-1987 Assistente Administrativo

Neste período vivi o início da minha odisseia no setor financeiro e fiz parte da revolução que se viveu:

– Iniciei a atividade como colaborador na Agência da Póvoa de varzim onde permaneci cerca de 8 meses;

– Desenvolvi durante 2 anos a colaboração na Direção Administrativa no Porto

– Passei cerca de 4 anos a colaborar no Direção de Estrangeiro – desenvolvendo a minha ação na área das Remessas de Exportação, seguida da de Créditos Documentários de Exportação e passando de seguida para a de Operações Especiais. Foram 4 anos de aprendizagem do tratamento do comércio internacional (Incoterms, Fluxos Documentais, Fluxos financeiros (swift), relações cambiais, etc.)

Fiz um estágio de Formação especial (cerca de 6 meses) com destaque para o circuito de organização e métodos no Departamento de Estrangeiro Norte do BPS&M, além de um curso para Liderança de Serviços Centrais (onde atingi a 1ª posição).

Foram os tempos da crise de 1983/84 na Economia Portuguesa, foram os anos iniciais do processo de adesão á CEE.

Empreendedor

2017 A. Fernandes da Silva Consulting Lda
1989 ENCONTA: Sociedade de Contabilidade Lda.

O objetivo principal era fornecer serviços administrativos, contabilidade e suporte fiscal a uma carteira de clientes.
O perfil destes clientes eram pequenas empresas industriais e comerciais locais

Docente

1983-1985 Contabilidade Comercial: DACTIGAIA

1987-1990 Teoria Geral de Contabilidade: ISCAP

Percurso Académico

Universidade Aberta: 2021-2024. Mestre em Gestão 

Dissertação ” A competitividade do setor segurador não vida em Portugal: impactos da estrutura de mercado e dos modelos de negócio na sua performance”.

Classificação de “Excelente”.

2017-2018

Pós Graduação
em
Digital Business

1999-2001

Pós Graduação em Análise de Risco e
Derivados

1997-1998

Pós Graduação em Regulação do Mercado de Capitais

1990-1993

Pós Graduação
em
Estudos Europeus

1988-1989

Pós Graduação
em
Economia Europeia

1983-1987

Licenciatura
em
Gestão de Empresas

1980-1983

Bacharelato 
em
Contabilidade e Administração 

Certificações

Skills

  • Brand Consulting 75% 75%
  • Team Management 97% 97%
  • Strategy Consulting 70% 70%
  • Insurance Consulting 80% 80%
  • Finance & Management Consulting 85% 85%

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