Que evolução nos modelos de distribuição de Seguros?
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Evolução nos modelos de distribuição de Seguros
Que evolução esperamos para Portugal?
A #distribuição de Seguros, assenta basicamente em:
· #Brokers & Agents Network
· #Bancassurance Network
· # Owner Network
· #On line Network (Direct insurers)
Com o DIGITAL a crescer aceleradamente (apesar de ainda representar pouco mais de 10% nos Seguros), questionamo-nos sobre a sobrevivência dos atuais modelos e sua quota de repartição. A discussão torna se bizantina, se não levarmos em conta a realidade da tecnologia e da transformação digital das organizações, assim como o novo posicionamento do consumidor: mais livre, mais consciente e mais tecnológico (predominantemente mobile)
Com o DIGITAL a crescer aceleradamente (apesar de ainda representar pouco mais de 10% nos Seguros), questionamo-nos sobre a sobrevivência dos atuais modelos e sua quota de repartição. A discussão torna se bizantina, se não levarmos em conta a realidade da tecnologia e da transformação digital das organizações, assim como o novo posicionamento do consumidor: mais livre, mais consciente e mais tecnológico (predominantemente mobile)
Reparando na evolução dos modelos automóveis: menos poluentes, mais seguros, mais confortáveis …híbridos, elétricos (já hoje circulam assim). Serão necessariamente diferentes daqui a 10 anos –mais autónomos ou totalmente autónomos, mais sustentáveis (e talvez integralmente elétricos), mais equipados e seguros (AI, 5G, auto telematics, all connected and werables integrated). Portanto menos individuais, mais Car Sharing, mais Car Pooling.
A AI (artificial intelligence), substituirá progressivamente os atuários na determinação do pricing e dos riscos a subscrever, os drones substituirão os peritos e entregarão relatórios online e os sinistros serão regularizados financeiramente em poucos minutos, ficando os consumidores com a liberdade de escolha das oficinas, dos reparadores,etc.
O cliente vai ter mais liberdade para escolher o seu canal (fator gerador de abundância), mais informação disponível para decidir.
Como podem os canais atuais gerar valor?
1. Os distribuidores (Brokers e Agentes) têm de ser independentes, aconselhar o cliente na interpretação das coberturas e seus conteúdos
2. Os distribuidores (Brokers e Agentes) tem de saber identificar os riscos principais e não proporem produtos agregados, fora das necessidades do consumidor;
3. Os distribuidores (Brokers e Agentes) tem de ajudar a incorporar a ideia no cliente de que ele é consumidor- Produtor de riscos, e garantir a liberdade de opção dos riscos opcionais, numa visão de consultores
4. Os distribuidores (brokers e Agentes) tem de ser profissionais autónomos (por isso falávamos da independência face aos Risk Takers) e recolher toda a informação do seu cliente para poderem gerar e desenvolver leads monetizáveis.
5. Os distribuidores (brokers e Agentes) tem de saber fazer o engagement on line dos clientes (seja para selling, servicing e retaining)
6. Os distribuidores (brokers e Agentes) tem de saber fazer a #abordagem omnicanaldos seus clientes (cheguem via offline, mobile, desktop ou wearables)
CONCLUSÃO: Estas são reflexões parciais, que iremos continuar a partilhar, onde esperamos que a discussão possa acrescentar valor.
Autor : Fernandes da Silva
General Manager: A. Fernandes da Silva Consulting Lda